sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
MULHERES PODERÃO PARTICIPAR DO PRÓXIMO EDITAL DA PMERJ
Após O DIA divulgar que edital previa vagas só para homens, secretaria diz que vai incluir candidatas
POR ALINE SALGADO
PALOMA SAVEDRA
Rio - "As mulheres estão fazendo diferença na Segurança Pública do Rio. Se esse edital já saiu, e acho que não saiu, ele será mudado."
A declaração é do secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, sobre reportagem exclusiva de O DIA, publicada nesta quinta, que revelou detalhes do edital de seleção para o cargo de soldado, com previsão de seis mil postos — todos exclusivos a homens.
Segundo o chefe do Centro de Recrutamentos e Seleção de Praças da PM (CRSP), tenente-coronel Roberto Vianna, o grande rigor físico exigido para o cargo de soldado seria o motivo para ‘barrar’ as mulheres da próxima seleção, prevista para janeiro.
Mulheres PMs fazem importante diferença nas UPPs, segundo o comandante: elas representam 10% da tropa | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
A notícia, no entanto, não agradou aos altos escalões da Segurança Pública do Rio. Em cerimônia de inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, nesta quinta, Beltrame afastou qualquer possibilidade de o público feminino ficar fora do concurso.
Já o comandante-geral da corporação, Coronel Erir Ribeiro Costa Filho, destacou o compromisso da corporação de continuar reservando espaço para elas.
"Motim" no comando
“Tenho várias funcionárias, com destaque para a chefe de gabinete. Ela até pensou em pedir demissão ao ouvir que a PM não abriria vagas para mulheres. O próximo concurso vai ter reserva para elas”, garantiu Erir Ribeiro.
Desde a infância, Daiany Barroso, 18 anos, sonha em servir à corporação e, inconformada com a notícia, protestou. “Em um país onde temos uma mulher na presidência, como vão nos excluir de posto da PM?”, critica a aluna da Academia do Concurso. “Fui a primeira a me matricular no cursinho, quero a vaga.”
"Elas são imprescindíveis nas UPPs"
Comandante das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), o coronel Rogério Seabra é só elogios ao trabalho feminino nas comunidades.
“Elas são imprescindíveis nas UPPs. Além de competentes, passam confiança para os moradores e ajudam o nosso trabalho. Se o motivo é de ordem técnica, a PM tem condições de resolver isso, não é preciso excluí-las. Por mim, teríamos mais mulheres”, afirma.
Nesta sexta-feira, 10% do efetivo nas UPPs é formado por mulheres. Entre elas está Roberta Andrade, 29, há seis meses na Rocinha. “Desde o início da ocupação participo de perto das ações sociais. É muito gratificante o trabalho”, ressalta.
FONTE: O DIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Companheiros, sou SGT PM, Advogado e também, pela graça e misericórdia de Deus, sou Presbítero da Igreja Assembleia de Deus, tenho tentado usar este blog do SOS Bombeiros, como também o SOS PMERJ, após assistir tantas covardias contra vários colegas, quero informar que senti a necessidade de criar um projeto com objetivo de modificar as atrocidades que são cometidas contra as duas Instituições. Já estamos com projeto pronto. Vamos em 2014 elegermos 10 Deputados Estaduais e 5 Deputados Federais, já entramos em contato com os companheiros e a grande maioria já aceitaram o desafio, são Vereadores eleitos em suas Cidades e vão concorrer. O grupo já está formado mas ainda existem vagas. Importante, foi feito pesquisa de campo, onde a maioria dos entrevistados não aceitarão a participação direta de Oficias como candidatos a cargos políticos. Uma de nossas propostas, é no sentido de modificar a forma de indicação dos Comandantes Geral das duas Instituições. Passarão a serem escolhidos pelas tropas, através do voto interno, sendo eleitos, receberão imunidades, não podendo mais serem exonerados de seus cargos por intervenção política. Devendo tão somente respeitar as diretrizes do projeto. Podendo concorrer ao cargo de Comandante geral os Ten Cel BMs e Ten Cel PMs, se forem eleitos, serão automaticamente promovidos a Cel BM FUL e Cel PM FUL, podendo concorrer também os CEL BMs e PMs. Divulguem esta noticia e aguardem, é só o começo!
ResponderExcluir