segunda-feira, 3 de junho de 2013

ROCINHA SINISTRA !!! GOVERNADOR ADMITE QUE É DIFÍCIL MANTER A SEGURANÇA E AINDA EXISTE BANDIDOS NA COMUNIDADE.



Durante a inauguração nesta segunda-feira (3) da 33ª UPP no Cerro-Corá, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio, o governador Sérgio Cabral falou sobre as dificuldades de manter a segurança em comunidades grandes e admitiu também que ainda existem criminosos na Rocinha.
Segundo Sérgio Cabral, comunidades de pequeno e médio porte têm um grau de dificuldade menor para manter a segurança. "O Complexo do Alemão e a Rocinha, além de tudo, tinham duas das sete correntes criminosas, o que leva a um grau de dificuldade maior. Se você pegar o Alemão de novembro de 2010, o Alemão de junho de 2013, se você pegar a Rocinha de dezembro de 2011 e a Rocinha de 2013, os moradores dirão que melhorou muito. Mas é um processo. Uma comunidade onde moram 90 mil pessoas, por mais que nós tenhamos feitos obras, ainda há áreas de difícil acesso e sem dúvidas isso gera um problema muito grave para o cotidiano da população e da PM. Ainda há marginais tentando cometer ilícitos. Nós não tínhamos ilusão. Esse é um processo mais complexo, mais difícil, mas se comparar com o início da pacificação, melhorou muito", afirmou Cabral.
O governador contou que aproximadamente 6 mil policiais são formados por ano no estado.
O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, comentou durante a cerimônia que o caso envolvendo o turista alemão na Rocinha precisa de resposta. “Eu acho que o episódio precisa ser investigado e está sendo investigado. Quanto ao menor, está na hora de dar uma resposta mais concreta e objetiva a essa questão exatamente em função da participação de menores, que são usados na participação de menores, afirmou Beltrame.
Beltrame afirmou ainda que a pacificação das comunidades é um processo e as respostas não são obtidas de um dia para a noite. “Isso é a construção e a sedimentação de um trabalho. Isso é uma caminhada e eu acho que nesta caminhada infelizmente nós vamos ter que contabilizar muitas vezes resultados desagradáveis como o que aconteceu na Rocinha. Mas também que temos resultados muito positivos e muito mais resultados positivos em cima de negativos. A segurança pública deste estado, desta cidade, em especial, passa pela ocupação do Estado nestas áreas que historicamente foram abandonadas”, garantiu o secretário de Segurança Pública. 
De acordo com o secretário de Segurança Pública, o foco do trabalho nos próximos dias são os grande eventos que o Rio vai receber, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude.
FONTE: GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário