quinta-feira, 25 de abril de 2013

Metade das áreas que alcançaram as metas de segurança não está em regiões pacificadas


A existência de Unidades de Polícia Pacificadora não foi um fator preponderante na distribuição das gratificações a policiais civis e militares que reduziram os índices de criminalidade dentro do estipulado pela Secretaria estadual de Segurança (Seseg). Das 12 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) que receberam ontem, em cerimônia realizada no Teatro João Caetano, no Centro do Rio, os valores referentes ao Sistema Integrado de Metas, apenas seis são de regiões pacificadas.
Além disso, duas áreas que têm UPPs em todas as suas comunidades há pelo menos dois anos ficaram de fora da bonificação, que variou de R$ 3 mil a R$ 9 mil e beneficiou quase 12 mil policiais. Na Aisp 6, que abrange o 6 BPM (Tijuca) e as 19 e 20 DPs, o grande vilão foi o roubo de veículos, que subiu de 64, no segundo semestre de 2012, para 97 no mesmo período do ano passado (um aumento de mais de 50%). Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).
A outra região totalmente pacificada a não atingir as metas foi a da Aisp 19, que inclui o 19 BPM (Copacabana) e as 12 e 13 DP. A Seseg argumentou que "são regiões que nos outros ciclos reduziram bastante os índices de violência, tanto que a Aisp 6 foi primeiro lugar no primeiro semestre de 2011 e a Aisp 19 no segundo de 2010".
A secretaria, contudo, se equivocou ao afirmar que "as duas regiões [...] bateram as metas de letalidade violenta e roubo de veículos" no segundo semestre de 2012, já que o segundo índice aumentou na Aisp 6. Sobre os resultados gerais, a posição oficial é que "a premiação de Aisps do interior e do entorno mostra que não é só UPP que influencia na redução da criminalidade".
Ontem, o subsecretário de planejamento operacional, Roberto Sá, recebeu do Instituto Publix um prêmio de melhores práticas de Gestão para Resultados na Administração Pública pelas UPPs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário