segunda-feira, 29 de abril de 2013

PMERJ INVADE MORRO DO CERRO CORÁ .





Em apenas 30 minutos, policiais militares ocuparam as comunidades Cerro-Corá, Guararapes e Vila Cândido, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio, na manhã desta segunda-feira, para a instalação da 33ª Unidade de Polícia Pacificador (UPP) do estado. A operação, que começou às 5h, conta com a participação de 420 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) e policiais do 1º Comando de Policiamento de Área da Polícia Militar, com apoio de helicópteros. Não houve confrontos. As comunidades são as últimas da Zona Sul a seram pacificadas. Os policiais fazem buscas por criminosos, armas e drogas.


Os policiais do Batalhão de Choque fazem um cerco em torno destas comunidades, enquanto policiais do Bope e do Batalhão de Ação com Cães realizam uma varredura em busca de armas e drogas. Moradores que estão saindo das comunidades estão sendo revistados.
Segundo o relações públicas da PM, Coronel Frederico Caldas, a ocupação das comunidades Cerro-Corá, Vila Cândido e Guararapes vai proporcionar maior segurança para os turistas que estarão no Rio e visitarão o Cristo Redentor durante a a visita do Papa. Segundo o Instituto Pereira Passos, com base nos dados de do Censo de 2010, cerca de 2,8 mil pessoas vivem nas três comunidades.
Com a ocupação do Bope, a Secretaria de Segurança fecha o cinturão de comunidades pacificadas na Zona Sul. A favela de Cerro-Corá fica próxima à subida do Corcovado, que será visitado pelo Papa Francisco em julho durante a Jornada Mundial da Juventude. A base do Batalhão de Operações Especiais ficará a princípio no Largo do Boticário, debaixo do viaduto entre as duas galerias do Túnel Rebouças.
Segundo o coronel, a 33ª UPP deve ser inaugurada dentro de um mês e vai contar com 190 policiais. Ele explicou que há cerca de dois dias policias vinham fazendo monitoramento da região para obter informções sobre traficantes e ladrões de carros que haviam fugido de outras favelas já pacificadas na Zona Sul e buscavam refúgio nas comunidades do Cosme Velho.


Uma unidade móvel do Instituto Félix Pacheco foi instalada próximo à comunidade para realizar a identificação biométrica e facilitar a identificação de possíveis criminosos. A Polícia Civil disponibilizou ainda um ônibus itinerante da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). Apreensões e suspeitos detidos serão encaminhados à 9ª DP (Catete).


FONTE: http://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário