domingo, 5 de maio de 2013

BELTRAME FALA SOBRE RECRUTAMENTO DE MENORES PELO TRÁFICO.





O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, admite que os traficantes estão recrutando, cada vez mais, menores para atuar na venda de drogas. Apenas nos últimos quatro anos, o número de menores infratores apreendidos no estado do Rio cresceu 122%. E a maior parte deles foi detida justamente por envolvimento com o tráfico de drogas.


– Acredito que está havendo maior envolvimento destes jovens com o tráfico por causa das UPPs. O traficante prefere estes meninos, por vários motivos. E não adianta apenas pacificar. É preciso dar outras possibilidades às crianças e adolescentes – afirma Beltrame.
De acordo com o secretário, a falta de perspectivas nas comunidades do Rio, principalmente em áreas dominadas pelo tráfico, acaba levando os jovens para a criminalidade:
– As políticas públicas são pífias. O Estado deixa esta juventude relegada a toda sorte de coisas, sem dar a ela qualquer perspectiva. É uma legião a ser arregimentada pelo crime. Você vai na Cidade de Deus e vê vários menores soltando pipa, sem uma outra opção. Aquelas pessoas estão no limite, suscetíveis a ir para qualquer lado. Basta que seja oferecido a eles alguma coisa.


Beltrame lembra que não é só a polícia que promove a paz.
– A UPP ajuda, porque está acabando com esse império, mas temos que dar opção para os jovens. As soluções não são fáceis. O que se deve fazer, ao entrar nestas áreas, é oferecer outras opções que não sejam a droga, e concorrer com ela. Iniciativas isoladas são bem-vindas, mas não suficientes – acrescenta.


FONTE: http://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário