atual líder do tráfico de drogas do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Jean Carlos de Souza Pinto, o ‘Brizola’, de 33 anos, foi preso no fim tarde de quarta-feira depois de enfrentar a PM em incursão que resultou em intenso tiroteio em trecho da temida comunidade gonçalense.
Considerado pela PM também hoje como um dos grandes chefes do Comando Vermelho no Rio de Janeiro, o suspeito foi ferido com um tiro de fuzil na perna durante o confronto com policiais do 7° BPM (São Gonçalo). O suspeito foi internado no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê, e corre o risco de perdê-la.
Ao ser capturado pelos PMs após ser atingido pelo disparo, o traficante ofereceu cerca de R$100mil a eles apenas para não ter seu nome divulgado na imprensa.
O bandido, de acordo com agentes do Serviço Reservado (P-2) do Batalhão, comanda pelo menos outros 30 homens. Durante o confronto, o resto do bando atirou em direção à polícia com tiros de fuzis, metralhadoras e pistolas. Foram apreendidos ainda drogas, munições e motocicletas produtos de roubo. PMs estimam prejuízo de mais de R$100 mil aos traficantes do Salgueiro.
Os criminosos foram surpreendidos pelos militares na localidade conhecida por ‘Conjunto da Marinha’ e reagiram atirando em todas as direções. Muitos deles se esconderam em uma mata fechada de onde tentavam acertar os PMs, que desde o começo da semana estão fazendo incursões em toda a comunidade.
‘Cria’ da comunidade- Segundo informações do Disque Denúncia, onde ‘Brizola’ figura como um dos criminosos com maior ficha policial, o suspeito nasceu no Salgueiro e conhece bem a comunidade. Ele teria assumido o comando do tráfico após assumir o lugar do ex-rival, conhecido como ‘Marquinho Baiano’, que teria se suicidado com um tiro no peito. Ainda de acordo com a polícia, ‘Brizola’, era constantemente visto circulando na localidade sempre acompanhado de seguranças armados com fuzis e pistolas.
Na operação de quarta-fera, os PMs se depararam com pelo menos cinco traficantes, contou um militar, e deu início ao tiroteio. Moradores assustados com a troca de tiros entre policiais e bandidos buscaram abrigos. Grande parte do comércio do Salgueiro permaneceu fechado mesmo após o fim do confronto.
Arrancou tornezeleira eletrônica para não mais ser localizado- Foram apreendidos 160 comprimidos de êxtase, 78 sacolés de cocaína, um tablete de maconha pesando cerca de 500 gramas, dois carregadores de fuzil e 35 munições para calibre 7.62, além de 10 motocicletas, duas delas produto de roubo.
‘Brizola’ é considerado foragido da Justiça. Ele estava em liberdade domiciliar, mas depois infringiu a lei ao arrancar a tornezeleira eletrônica para localização do preso. Agentes do Serviço (P-2) não souberam informar em que presídio ‘Brizola’ vinha cumprindo pena antes de se tornar foragido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário