segunda-feira, 23 de abril de 2012

F.B.I. PODERÁ DAR INSTRUÇÃO PARA RECRUTAS DO CEFAP

Instrutores do FBI poderão dar aulas

Também está em estudo a possibilidade de contratação, no ano que vem, de instrutores do FBI para repassarem ensinamentos sobre como atuar para evitar atentados ou após ataques — isso já de olho nos eventos internacionais que o Rio vai sediar. A cada ano, a PM perde pelo menos 1.200 homens, que vão para a reserva ou morrem.

— Estamos trabalhando na capacitação dos policiais militares, para fazer no menor prazo possível o que não foi feito em dez, 15 anos pelos governos anteriores. Precisamos de mais gente, mas também de policiais com uma formação de maior qualidade. Ou seja, não basta aumentar o número de policiais formados, é preciso melhorar nossos currículos e nosso corpo docente. Nossa Subsecretaria de Ensino já conseguiu melhorar bastante a capacitação. Promoveu nos últimos anos o aprimoramento dos currículos. E agora está desenvolvendo um programa de capacitação continuada para os policiais já na ativa — diz o secretário.

A subsecretária de Ensino e Programas de Prevenção, Juliana Barroso, responsável pela estruturação da grade curricular, disse que a modernização da formação custou R$ 6 milhões.

— O governo do estado está cada vez mais mais preocupado com a qualidade dos recrutas, apesar da preocupação de prepará-los a tempo para o cronograma das UPPs. É como se fosse a relação de um pai com o filho. Queremos acompanhar o crescimento deles. Por isso, a ideia dos observadores externos, dos supervisores — diz Juliana, lembrando que representantes dos governos do Ceará e do Tocantins já a procuraram para discutir o programa de formação da polícia.

Um deles foi o diretor-geral da Academia de Segurança Pública do Estado do Ceará, César Barreira:

— Estou pinçando o que há de melhor em cada modelo. Um aspecto positivo do programa do Rio é o banco de talentos, pois aproxima a sociedade civil dos profissionais da área de segurança.

A seleção dos recrutas pela PM tem sido rigorosa. A corporação adota no exame toxicológico a análise da queratina (substância presente nos pelos dos candidatos), capaz de detectar se a pessoa consumiu drogas nos últimos 180 dias.

Entre os especialistas em segurança pública, a produção em série de recrutas divide opiniões. Há quem argumente que o curso com duração de seis meses é sinal de má qualidade, como critica o coronel José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de Segurança:

— Não há dúvida de que serão formados maus policiais. O processo “miojo” (por ser instantâneo) não faz com que os recrutas, em tão pouco tempo, absorvam valores morais, éticos e a técnica necessários para ser um bom soldado da PM. Os efeitos dessa má qualidade vão explodir durante a Copa e as Olimpíadas.

Já para o consultor de segurança e ex-capitão do Bope Paulo Storani, o importante é dar continuidade aos cursos, principalmente o de tiro:

— O perfil dos meninos que estão entrando para as UPPs já está dentro do espírito da política de proximidade com os moradores, mas, em algum momento, o recruta terá que usar a arma de fogo. Por isso, o treinamento constante é fundamental, para se preparar para o pior.

Desde que a nova grade curricular passou a vigorar este ano, os recrutas não param de atirar, segundo o comandante do Cefap, coronel João Silvestre de Araújo:

— O desafio cultural é retirar o fuzil da mão do policial, que se sente mais seguro com esse tipo de arma. Por isso, o aluno treina mais com pistola e revólver.

Nas turmas, formadas por homens e mulheres, as alunas do sexo feminino se destacam no tiro de precisão. A carga horária de 1.177 horas de curso tem que ser seguida à risca. O que a maioria busca é a estabilidade no emprego. Com o casamento marcado para maio, a soldado Tatiana Peixoto, de 29 anos, junta o soldo de R$ 1.050 por mês para comprar o enxoval. Ela termina o curso em 29 de abril:

— Já comprei geladeira e TV.

O colega Jeferson de Araújo, de 24 anos, um dos melhores atiradores do curso, não vê a hora de deixar o banco escolar:

— Estou me preparando para trabalhar na UPP da Rocinha. Sei que tenho o perfil de conciliador.


http://oglobo.globo.com/rio/meta-da-pm-fechar-2012-com-sete-mil-novos-recrutas-4706776

Nenhum comentário:

Postar um comentário