quinta-feira, 3 de maio de 2012

PROERD - ORGULHO DA POLICIA MILITAR RIO DE JANEIRO.

Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando através de atividades educacionais em sala de aula, prevenir o abuso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do Ensino Fundamental no país.

O Programa que é um plano de estudos organizado é desenvolvido com auxílio de material didático, que oferece estratégias preventivas para a comunidade escolar e potencializa a participação da família no contexto escolar e no convívio social.

O Programa possibilita à Escola complementar seu projeto pedagógico, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º:



“Art. 2º - A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”



DA NOSSA HISTÓRIA


O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas foi implantado pioneiramente pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1992, e constituiu-se numa moderna ferramenta do trabalho policial militar voltada para a redução do consumo de drogas entre jovens escolares. Seu surgimento foi uma conseqüência do interesse da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em desenvolver um projeto de prevenção voltado para o maior esclarecimento da população, em especial, a de menor faixa etária, a respeito dos diversos aspectos relacionados ao abuso de drogas.



Através do Consulado Americano no Rio de Janeiro, o acesso ao Programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), ocorreu inicialmente, através do comparecimento de integrantes da extinta Assessoria Técnica de Assuntos Especiais/ATAE a uma palestra proferida pelo Sargento Steve Keyser no Rio de Janeiro e, posteriormente, pela obtenção de informações mais detalhadas sobre o Programa, onde verificou-se que o conteúdo do D.A.R.E. em muito poderia subsidiar a elaboração do Projeto que se pretendia implantar no âmbito de nosso Estado.



Através de entendimentos mantidos com o Adido da Imprensa Adjunto e com a Assessoria de Imprensa do Consulado, foi planejado o comparecimento de uma equipe de policiais do D.A.R.E. ao Rio de Janeiro para capacitação de integrantes da Polícia Militar. Com a vinda da equipe composta por cinco Policiais do Departamento de Polícia de Los Angeles e dois da cidade de San Diego no período de 17 a 28 de agosto de 1992, foi realizada a capacitação que possibilitou o credenciamento de 29 (vinte e nove) Policiais Militares, sendo decidido que esta adaptação do Programa D.A.R.E. para aplicação no Estado do Rio de Janeiro receberia a denominação de Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, sendo a marca objeto de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Houve também a consolidação da indispensável interação com a Secretaria Estadual de Educação, tendo em vista que o desenvolvimento do Programa se daria em sala de aula. Fruto dessa interação, técnicos daquela Secretaria participaram de todo planejamento, tradução do material didático, preparação de Policiais Militares em uma fase inicial para adaptação à nova modalidade de atuação, além do acompanhamento de todo curso realizado por policiais norte-americanos.




Em 1993, uma nova capacitação, com a equipe do DARE, habilitou os Instrutores do Rio de Janeiro para a difusão do Programa no Brasil, tornando-se, então, a PMERJ, primeiro Centro de Capacitação PROERD na América do Sul. Deu-se a partir daí, a expansão do PROERD no cenário nacional, com a capacitação de policiais militares instrutores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o segundo Centro de Capacitação, seguidos pela Polícia Militar do Distrito Federal em 1998, Polícia Militar de Santa Catarina em 2000 e Polícia Militar Minas Gerais em 2005.

O PROERD é adotado por todas as Polícias Militares do Brasil. O PROERD/RJ possui atualmente 97 instrutores habilitados. Tendo como Coordenador Estadual o Ten Cel Nélio Monteiro Campos e o Coordenador Técnico 2º Ten Antonio Luiz Pereira Lima.



METODOLOGIA DE ENSINO


O PROERD tem o compromisso de complementar o Projeto Pedagógico das Unidades de Ensino, realizando uma abordagem eclética, combinando os aspectos positivos dos diversos programas de prevenção. Com o conteúdo baseado no modelo da educação afetiva, o cerne da filosofia do PROERD está na previsão do aprendizado cumulativo, ou seja, através de um Plano de Estudos seqüencial e que promova o conhecimento acumulado, utilizando-se de Aulas interativo-expositivas, Dinâmicas de grupo, Grupos cooperativos, Demonstração por dramatização, Resolução de exercícios (individuais e em grupos).

NOSSA OPINIÃO: ESSE PROGRAMA DEVERIA SER ESTENDIDO TAMBÉM PARA DENTRO DOS QUARTÉIS COM PALESTRAS PERIÓDICAS ,RECICLAGEM ,CURSOS PARA QUE O POLICIAL MILITAR ESTEJA SEMPRE ATENTO A ESSA QUESTÃO.

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